terça-feira, 22 de outubro de 2013

Saúde: Esclareça suas dúvidas sobre indigestão

A dispepsia, mais conhecida como indigestão, é o desconforto, ou sensação de queimação no abdome e, geralmente, vem acompanhada de náusea, azia, inchaço abdominal, arrotos e, algumas vezes, vômitos. Este problema pode ser causado por doenças, assim como refluxo gastrointestinal, gastrite, ou pedra na vesícula. Mas, para muitas pessoas, isso pode acontecer devido à ingestão rápida e exagerada de alimentos, consumo de comidas muito pesadas e com excesso de gorduras, assim como churrascos, feijoada, mousses, tortas gordurosas, quindim, pavês, entre outras.  Além disso, a indigestão pode ser causada por motivos emocionais, estresse do cotidiano e alimentação inadequada.  
Para evitar a indigestão, não tome líquidos durante as refeições, pois, o ideal é ingeri-los uma hora antes ou 30 minutos após as refeições. Comer a cada 3 horas e evitar se alimentar com grandes quantidades no período noturno. O importante é evitar atividades físicas intensas após as refeições. 
Á noite, a digestão, é afetada porque o funcionamento de nosso metabolismo é, naturalmente, mais lento. Por isso, evite se alimentar com grandes quantidades no período noturno e evitar atividades físicas intensas após as refeições. O chá verde possui elementos em sua composição que ajudam na digestão, mas grandes quantidades não são indicadas, pois podem piorar a digestão. A ingestão de frutas, como abacaxi ou mamão após o consumo de proteínas, pode auxiliar na digestão nestas situações.
Sobre o uso de sais de fruta efervescentes e antiácidos, é preciso ter certeza que a indigestão não está sendo causada por outra doença. Caso contrário, o uso eventual destas substâncias não impõe risco. Mas, se a pessoa apresenta, frequentemente, quadro de indigestão, é necessário consultar um especialista no aparelho digestivo para avaliar as condições clínicas e realizar um diagnóstico mais preciso.Com informações do Dr. Vladimir Schraibman (CRM-SP 97304), especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia e orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário