segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Parabéns Professor!

Essa homenagem aos nossos professores teve início em 1827, quando D. Pedro I afirmou que vilas e cidades do nosso país deveriam criar as primeiras escolas primárias denominadas, na época, “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63ª, além de regras de ensino e direitos dos professores. Mas, a lei demorou um pouco para ser “obedecida”, e somente em 1947, professores do antigo Ginásio Caetano de Campos, o “Caetaninho”, na época, localizado à Rua Augusta, em São Paulo, tiveram a iniciativa de criar uma data que louvasse a profissão do saber, em 15 de outubro.

Liderada pelos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira, Claudino Busko e Salomão Becker, a ideia ganhou forma na região e no resto do Brasil, sendo oficialmente registrada, no dia 14 de outubro de 1963, pelo Decreto Federal 52.682, sancionado pelo presidente João Goulart. Para comemorar o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino, atualmente, promovem solenidades que enaltecem a função do mestre em nossa sociedade. Portanto, se você tem um professor não deixe de homenageá-lo e dizer o quanto ele e importante na sua formação.

Curiosidades: Em alguns países da Ásia, como Vietnã, Taiwan e Coréia do Sul, os professores recebem flores de seus alunos, enquanto alunos antigos visitam seus antigos professores em suas casas, levando-lhes flores, doces e cartões como sinal de consideração e carinho. Paraguai − 30 de abril; Estados Unidos − em maio, na primeira terça-feira; México − 15 de maio; Índia − 5 de setembro; China − 10 de setembro; Argentina − 11 de setembro; Uruguai − 22 de setembro e Chile − 16 de outubro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário