quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Alguns passos fundamentais para sua empresa crescer

A chave para garantir a sobrevivência e o crescimento da empresa está em ser e continuar sendo necessária, ao longo de toda a sua existência. Cabe ao administrador direcioná-la no sentido de continuar, sendo sempre, indispensável. Com essa resposta, na ponta da língua, é hora de seguir alguns passos fundamentais para sua empresa crescer:

- Seja útil: Antes de mais nada, a empresa precisa produzir produtos e/ou serviços que possuam pelo menos duas características fundamentais: eliminar a dificuldade, o desconforto, o medo, a infelicidade, ou o descontentamento do consumidor e; proporcionar facilidade, conforto, segurança e, principalmente, satisfação ao cliente. Quanto mais a empresa atender estas duas características, mais chances ela terá de crescer; mais valor ela agregará ao seu produto, ou serviço. Não se preocupe tanto com a “margem de lucro,” ou com o “meu ganho”. Preocupe-se com o valor que está entregando, através do produto ou serviço.

- Traduza o propósito de servir: A empresa precisa ser útil para transformar propostas e metodologias de trabalhos simples, em ações que possam ser percebidas pelos clientes, com uma real intenção de encantar o consumidor, de modo que este sinta confiança e facilidade de uso no seu produto, ou serviço. Lembre-se de que confiança é algo que se demora a conquistar, mas que pode ser perdida por pequenos deslizes. Mantenha-se atento!

- Cuide de seus funcionários: As primeiras pessoas que precisam perceber a vontade que a empresa tem de servir são os seus próprios funcionários, pois são eles que irão representar a empresa, perante os clientes. Estabeleça canais de comunicação aberta com os seus colaboradores. Programe atividades como café da manhã, palestras, vídeos, cursos, etc. Estabeleça uma política de qualidade. Kaplan e Norton, autores da metodologia BSC, já diziam: "O que não é medido não é gerenciado". Pesquisar, registrar e monitorar os dados transformando-os em índices, (satisfação de clientes, reclamações, satisfação interna) é indispensável.

- Cuide dos clientes atuais: Muitas empresas se atêm mais à conquista de novos clientes do que à fidelização dos que já possuem. Os clientes são a razão de existir uma empresa e é graças a eles que podemos sobreviver, crescer e honrar os nossos compromissos. O custo de aquisição de um novo cliente é muito maior do que o de ampliar a sua base de clientes existente. Além disso, o que “vende” é a boa referência dada pelo cliente atual, é o tão famoso “QI” (Quem Indica).

- Invista em marketing e publicidade: Não basta produzir o melhor produto, ou serviço se você não comunicar isso aos seus clientes e potenciais clientes. Para a empresa crescer é necessário que as pessoas percebam a vontade de servir e, principalmente, a qualidade de seus produtos, ou serviços. Se o público não perceber não irá comprar. Mas, lembre-se que o fundamento da propaganda “não é vender”, é levar uma mensagem, uma oferta que faça com que o cliente perceba que a empresa tem o propósito de ser útil às pessoas.

Quem me ajudou a entender todos esses propósitos foi Konosuke Matsushita, fundador da Panasonic. Em seu livro “Modo de ver e analisar os fatos”, ele dizia que “uma empresa que só pensa em lucros próprios, não se responsabilizando pelo bem estar da comunidade, pode prejudicar muito a sociedade e não ter progresso”. Penso que uma empresa deve ter o propósito de compartilhar a sua prosperidade e o seu destino com a sociedade. Portanto, devo afirmar que a empresa é da sociedade, da comunidade a que pertence. Se a sociedade, ou a comunidade perceber que numa empresa não existe vontade de servir ao público, certamente ela acabará falindo.

Em suma, devemos entender que a empresa não é de seu fundador, ou proprietário. A empresa é da sociedade, da comunidade a que pertence. Vale lembrar que a sociedade e a comunidade são formadas por pessoas, portanto, a empresa nasce para servir as pessoas, nasce para ser útil às pessoas. Porque como dizia o poeta inglês William Shakespeare, para quem não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.Orlando Oda é administrador de empresas, mestrado em administração financeira pela FGV e presidente do Grupo AfixCode. www.afixcode.com.br

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