terça-feira, 8 de outubro de 2013

Beleza: Unhas de gel

As unhas têm como principal função proteger as pontas dos dedos e também auxiliar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos e revelam o estado de saúde de cada pessoa. Manter o hábito de aplicar cremes hidratantes e ir, frequentemente, à manicure são atitudes que devem ser cultivadas. Por isso, é muito importante escolher os cosméticos corretos que serão aplicados sobre elas para não danificá-las.   
Muitas mulheres, ao aderirem ao modismo das unhas artificiais, precisam avaliar todos os benefícios e desvantagens que esta técnica proporciona. Em um estudo apresentado durante o 71º AnnualMeeting, realizado nos EUA, neste ano, um grupo de cinco mulheres que usaram unhas de gel, por um período, relataram que houve afinamento das unhas, falta de brilho e fraqueza após a remoção

Muitos profissionais que realizam este procedimento alegam que a unha de gel exerce um papel fortalecedor, pois “protegeria” a unha natural, à medida que esta vai crescendo, cada vez mais saudável. Mas, se a unha está fraca, descamando ou quebradiça é sinal de que algum problema de saúde e quem pode investigar essas causas é somente o dermatologista.  Pelo fato desse “acessório” ser moldado direto sobre a lâmina ungueal (o que se chama de unha; porção rígida e translúcida, composta de queratina) com um gel que endurece diante da ação da luz ultravioleta, a preocupação com o uso desse produto é em relação aos efeitos colaterais, como fraqueza, falta de brilho, descamação e ocultação de doenças.  O uso de unhas de gel é contraindicado para gestantes, diabéticos, pacientes alérgicos a produtos químicos, pessoas que frequentam muito praia, piscina e que façam esportes de muito impacto, uma vez que o choque da unha de gel com a bola, num jogo de vôlei, por exemplo, pode danificar o alongamento e atingir o leito ungueal. Com informações do Dr. Francisco Le Voci (CRM-SP 65931), diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica(SBCD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário