domingo, 20 de outubro de 2013

Como organizar a alimentação diária em casa

Vida de solteiro, às vezes não é nada fácil. Preparar uma simples comidinha caseira pode ser algo quase impossível, em alguns casos.   O corre-corre da semana não facilita a “arte da culinária” e as opções são drive-thru, shopping, fast-food, self-service. Mas, é possível comer de forma saudável e evitar o desperdício. Se você quer mergulhar nessa aventura e melhorar a sua prática culinária, não deixe de conferir algumas dicas de “gestão” na cozinha.

Primeiramente, elabore um cardápio semanal programando as refeições. Confira a despensa e faça uma lista do que falta comprar. Ao chegar ao supermercado, você vai comprar ingredientes para cozinhar pratos saudáveis. Prefira um grande supermercado 24 horas, pois, eles facilitam sua vida propondo, por exemplo, vários produtos em embalagens pequenas, próprias para solteiros (ou casais sem filhos). Fique atento à data de validade dos produtos.

Os legumes podem também podem ser cozidos só com água, congelados e refogados no momento da refeição, dessa forma ficam frescos e saborosos. Compre frutas maduras, mas também adquira algumas ainda verdes, assim haverá mais tempo para consumi-las. Um miniprocessador de alimentos, liquidificador, torradeira e espremedor de fruta encurtam o processo de preparação das refeições e dão mais ânimo para quem quer se arriscar na cozinha.


Para não desperdiçar alimentos, reflita com qual frequência você, realmente, consome tais alimentos, para definir depois as quantidades do que vai comprar de cada um. Em relação à quantidade, quando for comprar os ingredientes necessários para cozinhar, não se esqueça de pensar ainda na quantidade do que você come. Ou você cozinha em pequenas quantidades para comer em uma refeição e não acumular restos na geladeira, ou cozinha em quantidades que permitam duas refeições. Nesse caso, come-se no almoço e no jantar a mesma coisa, ou congela-se a segunda porção para comer outro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário