O
sistema de refrigeração do carro necessita de cuidados e manutenção constantes,
pois, é responsável pelo controle térmico do motor. Os principais componentes
são o radiador, mangueiras, ventoinha, sensores, válvula termostática e o
próprio líquido que é formado por água + aditivo. Funciona através de uma
quantidade de água, misturada a um aditivo especial que percorre tubulações
internas no motor e o resfriam mantendo a temperatura adequada de
funcionamento.
Portanto,
necessitam alguns cuidados, como: verificação periódica do nível do líquido –
lembrando que esse líquido tem, naturalmente, seu volume diminuído com o uso
normal do veículo – completando quando necessário. Além disso, a limpeza e
troca do líquido devem ser feitas de tempos em tempos, sempre seguindo
orientação do fabricante do veículo, especificado no manual do
proprietário. Caso isso não seja feito, pode ocorrer falta de
líquido no sistema e pode acarretar um superaquecimento do motor que entre
outros danos pode causar desde queima de junta até empenamento do cabeçote.
O
ideal é que, semanalmente, seja verificado o nível da água do sistema. Caso
haja uma redução substancial o motorista deve procurar, imediatamente, uma
oficina, pois este é o indicativo de problemas no sistema. Se o nível se
mantiver, relativamente estável, então basta uma limpeza e substituição do
líquido do arrefecimento a cada 2 anos. Informações
do consultor técnico Antonio César Costa.Acesse www.redeoficinabrasil.com.br
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