segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Veículos:Revisão do sistema de refrigeração

O sistema de refrigeração do carro necessita de cuidados e manutenção constantes, pois, é responsável pelo controle térmico do motor. Os principais componentes são o radiador, mangueiras, ventoinha, sensores, válvula termostática e o próprio líquido que é formado por água + aditivo. Funciona através de uma quantidade de água, misturada a um aditivo especial que percorre tubulações internas no motor e o resfriam mantendo a temperatura adequada de funcionamento.

Portanto, necessitam alguns cuidados, como: verificação periódica do nível do líquido – lembrando que esse líquido tem, naturalmente, seu volume diminuído com o uso normal do veículo – completando quando necessário. Além disso, a limpeza e troca do líquido devem ser feitas de tempos em tempos, sempre seguindo orientação do fabricante do veículo, especificado no manual do proprietário.  Caso isso não seja feito, pode ocorrer falta de líquido no sistema e pode acarretar um superaquecimento do motor que entre outros danos pode causar desde queima de junta até empenamento do cabeçote.

O ideal é que, semanalmente, seja verificado o nível da água do sistema. Caso haja uma redução substancial o motorista deve procurar, imediatamente, uma oficina, pois este é o indicativo de problemas no sistema. Se o nível se mantiver, relativamente estável, então basta uma limpeza e substituição do líquido do arrefecimento a cada 2 anos. Informações do consultor técnico Antonio César Costa.Acesse  www.redeoficinabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário