quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Gastrite: Questões fundamentais sobre a Gastrite

“Acho que estou com gastrite”. Muitas pessoas dizem essa frase ao sentirem algum tipo de incômodo no estômago. A gastrite corresponde à inflamação da mucosa que reveste as paredes do estômago, ocasionada por diferentes fatores, que impede esse órgão a realizar plenamente suas funções. 

Os principais sintomas estão relacionados à dor na parte alta do abdome, inchaço abdominal, digestão difícil e sensação de queimação ou aperto no abdome. Se os sintomas acabaram de aparecer, o quadro clínico pode ser classificado como sendo uma gastrite aguda. Se os sintomas são constantes e persistentes, estamos diante de um diagnóstico de gastrite crônica, que pode evoluir e se transformar numa úlcera, se não for, devidamente, tratada. Na dúvida, o ideal é sempre procurar orientações médicas.

Como o álcool e o cigarro podem desencadear a gastrite? O álcool é um irritante gástrico fortíssimo e promove a diminuição da formação de prostaglandinas, que são substâncias responsáveis pela proteção de muco do estômago contra o ácido. O cigarro possui inúmeras substâncias irritantes gástricas que levam ao aumento da secreção gástrica por irritação local, principalmente, pela nicotina.

Muitas pessoas dizem que estão com “gastrite nervosa”. Isso é verdade ou mito? É uma verdade, porque o estresse aumenta a liberação de cortisol e de adrenalina que promovem o aumento da produção de ácido pelo estômago, gerando a gastrite de fundo emocional.

A gastrite pode evoluir e se transformar numa úlcera? Em caso positivo, por quê? Com certeza, a gastrite pode se transformar em uma úlcera. A gastrite se constitui no processo inicial de inflamação, que quando não tratada pode gerar uma inflamação mais profunda que é denominada de úlcera (aparecem feridas na parede do estômago). A gastrite é mais comum em adultos, em indivíduos sedentários e em pessoas que não possuem hábitos de vida saudáveis.  Matéria desenvolvida com base nas informações do Dr. Vladimir Schraibman (CRM-SP 97304), cirurgião do aparelho digestivo, Hospital Israelita Albert Einstein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário