quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Conjuntivite X cuidados


As formas mais comuns da alergia ocular, nos dia mais secos, são a conjuntivite sazonal e a conjuntivite alérgica, representando 95% dos casos. Existem cinco tipos mais comuns de conjuntivite: viral, bacteriana, alérgica, irritativa e química. A conjuntivite alérgica é causada por um desequilíbrio entre agentes externos e resposta imunológica e os sintomas são coceira ao redor dos olhos, muito frequente em pacientes com histórico de asma, bronquite, rinite e eczema. Por outro lado, não costumam ter desdobramentos graves.  
A conjuntivite viral pode provocar pontos de hemorragia, lacrimejamento constante e sensação de um corpo estranho na vista – e a bacteriana, que produz uma secreção amarelada e é comum o paciente acordar com os olhos ‘colados’. Nesse caso, é necessário o tratamento com um colírio antibiótico, por uma semana. Nos dois casos, o mais seguro é consultar um médico, especialista sobre o assunto. A seguir confira dicas simples para evitar e amenizar os sinais da conjuntivite.
1.Em períodos mais secos, pingar lágrimas artificiais para lubrificar os olhos e evitar o ressecamento. Caso utilize lentes de contato, retire-as antes de dormir.
2. Aplique compressas geladas para amenizar a coceira e utilize óculos escuros sempre que estiver ao ar livre.
3.A pessoa contaminada deve se afastar do convívio social por uma semana. Além disso, lave o rosto antes de dormir, removendo todos os resíduos de poluição e a maquiagem.
4.É importante evitar a automedicação. Alguns colírios à base de cortisona podem agravar ainda mais o quadro, caso não sejam prescritos por um médico. Nesse caso, é mais indicado consultar um oftalmologista. Matéria desenvolvida com base nas informações do médico oftalmologista Renato Neves. Mais informações acesse www.eyecare.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário