terça-feira, 27 de agosto de 2013

Saúde: Saiba como lidar com a intolerância ao glúten



Glúten é uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada e centeio. Por isso, qualquer receita ou alimento que apresente em sua composição um desses grãos também conterá glúten, mesmo que em pequenas quantidades. Esta intolerância é denominada doença celíaca que afeta adultos e crianças e causa danos na parede do intestino delgado.  Os principais sintomas são: diarreia crônica ou prisão de ventre, inchaço, flatulência, irritabilidade e pouco ganho de peso. Os pacientes pediátricos podem apresentar: atraso de crescimento ou da puberdade, anemia por carência de ferro, osteopenia ou osteoporose, entre outros.  Para detectar a doença é realizado exame de sangue e é confirmada por biópsia, que apresentará mudanças nos vilos que revestem a parede do intestino delgado.

DIETA SEM GLÚTEN é a base do tratamento. Para os celíacos, os alimentos permitidos são: cereais (milho, arroz); farinhas (arroz, mandioca, milho, fubá, fécula de batata, fécula de mandioca, polvilho doce, polvilho azedo); gorduras (vegetal, óleos, margarinas); laticínios (leite, manteiga, queijos e derivados); carnes e ovos (aves, suínos, bovinos, caprinos, miúdos, peixes, frutos do mar); hortaliças e leguminosas; tubérculos (feijão, cará, inhame, soja, grão de bico, ervilha, lentilha, batata, mandioca)  e frutas (todas, ao natural e sucos).
Entre os alimentos proibidos estão leite com sabor, bebidas achocolatadas e comerciais, quibe, almôndega, salsicha, croquete de carnes enlatadas, trigo, aveia, centeio, cevada, germe de trigo, flocos de cereais, pães, bolos e biscoitos preparados com farinha de trigo, produtos dietéticos e comerciais em geral, sopas enlatadas ou pacote de sopas já prontas que contém massas, misturas com malte, cerveja, uísque, vodka e destilados a partir de grãos e temperos comerciais. Com informações do Dr. Vladimir Schraibman (CRM-SP 97304), gastroenterologista e cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário