segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Pilates: Por que realizar Pilates na terceira idade?

Estudos demonstram que há uma redução importante da força muscular com o envelhecimento, especialmente, após os 60 anos. Juntamente com este quadro, há um déficit de equilíbrio e alterações na visão que se traduzem em um risco de queda ao idoso.

Agravando este quadro, está a osteoporose que reduz a massa óssea, tornando os ossos “porosos” e com facilidade maior de fraturas. Estas são causas frequentes de internações e consequentes problemas respiratórios e morte na terceira idade.

Os exercícios físicos orientados podem reduzir este risco. Dentre eles está o método PILATES que leva o nome do seu criador (JOSEPH PILATES) e se caracteriza pela realização de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, associados à respiração.

Os exercícios do método Pilates podem ser realizados no solo (MAT), ou em aparelhos (STÚDIO), utilizando sempre os seguintes princípios:

-                     centralização - trabalha-se os músculos, principalmente, abdominais mais profundos e musculatura do períneo;

-                     concentração e controle - o exercício é executado conectando-se mente e corpo para que se obtenha atenção durante a sua realização, aumentando o número de fibras musculares ativas, reduzindo, desta forma, o índice de lesão;

-                     precisão e fluidez - o exercício deve ser realizado de forma lenta para que seja eficiente e não gere compensações;

-                     respiração -  inspiração máxima e expiração prolongada para aumentar a oxigenação da musculatura e proporcionar melhora na postura.

O benefício da realização de Pilates para a Terceira idade ocorre, principalmente, pelo ganho de força e elasticidade muscular e melhora da postura e consciência corporal, gerando um equilíbrio maior ao aluno. Além da menor perda óssea, já que no Pilates são desenvolvidos exercícios resistidos que determinam produção contínua de massa óssea.

Sendo assim, o Pilates é um ótimo aliado ao envelhecimento saudável, contribuindo, grandemente, para a qualidade de vida na Terceira idade. 

Marcia Berlanga Equi Godoy – marcia.equi@vivamaispilates.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário