segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Automóveis: Partida nos dias frios

Nos dias mais frios, carros movidos a álcool demoram a dar a partida. Mas, com alguns cuidados básicos, é possível minimizar os efeitos do frio nos automóveis. No inverno, é mais difícil dar a partida porque o motor acaba ficando mais pesado, exigindo um esforço maior do motor de partida, que por sua vez é alimentado pela bateria. Esse problema existe tanto nos carros que usam o etanol, como também nos movidos à gasolina, porém, nos carros a álcool existe um agravante devido às características do combustível.

Uma bateria em boas condições de carga aguenta melhor as condições da partida nos tempos frios, por isso verifique, regularmente, o estado da bateria (capacidade de carregamento e retenção de carga), principalmente, nos meses que antecedem ao inverno, prevenindo, dessa forma, problemas na hora da partida a frio. Uma revisão na parte elétrica e do sistema de injeção eletrônica é aconselhável.

Além da verificação da bateria, outros itens merecem atenção, como por exemplo, o sistema de partida a frio, que equipa os carros movidos a etanol ou flex ( reservatório, motor elétrico) – não se pode esquecer de abastecê-lo, periodicamente, com gasolina indicada pelo fabricante do veículo. Verifique também outros itens que podem dificultar a partida como: velas, cabos de velas, filtros de ar, de combustível, sujeira nos bicos injetores, e mau funcionamento de sensores da injeção.


Além disso, uma boa dica, que vale para todos os carros, é segurar o pedal da embreagem pressionado, na hora da partida, diminuindo dessa forma o esforço do motor de arranque. Lembre-se: utilizar combustíveis de boa qualidade ajuda tanto na conservação do motor quanto na partida a frio.  Com informações do consultor Antonio Cesar Costa. Mais informações acesse: www.redeoficinabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário