Nos dias mais frios, carros movidos a álcool demoram a dar a
partida. Mas, com alguns cuidados básicos, é possível minimizar os efeitos do
frio nos automóveis. No inverno, é mais difícil dar a partida porque o motor
acaba ficando mais pesado, exigindo um esforço maior do motor de partida, que
por sua vez é alimentado pela bateria. Esse problema existe tanto nos carros
que usam o etanol, como também nos movidos à gasolina, porém, nos carros a
álcool existe um agravante devido às características do combustível.
Uma bateria em boas condições de carga aguenta melhor as
condições da partida nos tempos frios, por isso verifique, regularmente, o
estado da bateria (capacidade de carregamento e retenção de carga),
principalmente, nos meses que antecedem ao inverno, prevenindo, dessa forma,
problemas na hora da partida a frio. Uma revisão na parte elétrica e do sistema
de injeção eletrônica é aconselhável.
Além da verificação da bateria, outros itens merecem atenção,
como por exemplo, o sistema de partida a frio, que equipa os carros movidos a
etanol ou flex ( reservatório, motor elétrico) – não se pode esquecer de
abastecê-lo, periodicamente, com gasolina indicada pelo fabricante do veículo.
Verifique também outros itens que podem dificultar a partida como: velas, cabos
de velas, filtros de ar, de combustível, sujeira nos bicos injetores, e mau
funcionamento de sensores da injeção.
Além disso, uma boa dica, que vale para todos os carros, é
segurar o pedal da embreagem pressionado, na hora da partida, diminuindo dessa
forma o esforço do motor de arranque. Lembre-se: utilizar combustíveis de boa
qualidade ajuda tanto na conservação do motor quanto na partida a frio. Com informações do consultor Antonio Cesar
Costa. Mais informações acesse: www.redeoficinabrasil.com.br
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