quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Dicas para ajudar o seu bebê a pegar no sono

Alguns estudos já apontaram que não há um número certo de horas que cada criança precisa dormir em cada faixa etária. Algumas necessitam de mais, ou menos horas de sono para se recuperar e descansar. Para que esses momentos sejam satisfatórios, algumas dicas contribuem para uma noite tranquila de sono. Para isso, é importante criar hábitos e colocá-los em prática, sempre.

Preparar um banho gostoso, “conversar” com o bebê, ouvir música, ou fazer carinhos! A estratégia adotada deve ser sempre a mesma, pois, isso ajudará o bebê a dormir bem. Lembre-se: coloque-o para dormir sempre no mesmo horário. Esse ritual só deve ser diferente, ou seja,  não inclui o período da amamentação.
Use roupas confortáveis no bebê e cubra as extremidades, que ficam mais frias que o restante do corpo. Mantenha a temperatura do quarto agradável e lembre-se de que ele perde calor mais rápido que os adultos. É importante evitar atividades que excitem a criança perto da hora de dormir, como visitas, brincadeiras, som alto e televisão.


 A criança deve dormir de barriga para cima. Estudos comprovaram que bebês que dormem assim têm 70% menos riscos de morte súbita, uma das principais causas de óbito entre pequenos com menos de 1 ano. O que ocasiona a morte súbita ainda é um mistério para a medicina, mas sabe-se que ela é mais frequente entre 2 e 4 meses de idade e entre meninos. Converse com o seu pediatra sobre esse assunto.  A partir dos 4 meses, dê ao seu filho, o chamado objeto de transição, que pode ser um bicho de pelúcia, uma fralda ou um travesseiro. Esses objetos podem representar conforto, segurança e suavizar o momento de separação dos pais, na hora de ir para a cama.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário