quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Condomínios: Manutenção e planejamento 2014

Os condomínios residenciais de São Paulo devem planejar a execução da agenda de rotinas para 2014, pois, são fundamentais para o bom funcionamento do empreendimento.No mês de março, os condomínios devem entregar a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de todos os funcionários, para o Ministério do Trabalho. Em relação à manutenção do condomínio, é importante programar a realização anual de uma vistoria predial em empreendimentos, com mais de cinco anos de existência.

Em abril, deve ser providenciada uma das duas dedetizações e desratizações anuais recomendáveis para condomínios.  No mês de maio, após encerrada a época de chuvas, é um período propício para a realização de obras como reparos, impermeabilização, pinturas e restauração de fissuras. Em junho é recomendável planejar as atividades para as crianças que permanecerão no condomínio em julho, mês de férias escolares. Em agosto é recomendável aproveitar o tempo ainda frio para realizar a manutenção anual da piscina.

Setembro, mês de início da primavera, é hora de cuidar das áreas verdes do condomínio. Em outubro é importante providenciar nova dedetização e desratização, além de limpeza da caixa d'água, para que a água do prédio esteja com boas condições no verão. Já em novembro é importante providenciar a manutenção dos para-raios do condomínio, pela proximidade da época de chuvas, além de planejar a decoração de Natal. Por fim, em dezembro, o condomínio deve planejar as férias dos funcionários no ano seguinte, realizar nova campanha de segurança, por conta das férias de janeiro e encaminhar aos condôminos o boleto da cota condominial de janeiro, para que os moradores possam programar seu pagamento, antes do período de férias.

Agenda -manutenção do condomínio

Caixas D'água - Desinfecção a cada 360 dias (Lei municipal SP nº 10.770/89)

- Desinfecção e análise de água a cada seis meses (Norma Cetesb)

Elevadores - Obrigatoriedade de contrato de manutenção/conservação com empresas especializadas e cadastradas nos órgãos fiscalizadores. Licença de funcionamento (municipal) na instalação e na renovação. 

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - - Condomínios residenciais - validade: 3 anos; - Condomínios comerciais ou mistos - validade: 2 anos.

Auto de Verificação de Segurança - Validade determinada pelo Contru e indicada no Auto aplicável apenas aos condomínios comerciais e/ou mistos.

Atestados e certificados - Instalações elétricas,  Instalações de gás, Sistema de proteção e combate a incêndios, Atestado estrutural, Sistema de proteção de descargas atmosféricas, Conclusão de obras de edificação, Certificado de formação de brigada de incêndio.

Atestados e certificados (prazos) - Para-raios: medição ôhmica anual, inspeção visual do sistema anual e vistoria completa a cada 5 anos, Extintores: Inspeção visual e anotação em etiqueta de controle / renovação de carga anual, ou conforme instrução do fabricante / teste hidrostático a cada 5 anos.

•Mangueiras: Inspeção a cada 3 meses / ensaio hidrostático a cada 12 meses.

Seguros - Seguro predial: renovação anual obrigatória, Seguro de vida dos funcionários: recomendável contratação para cobertura de indenização, prevista em acordo coletivo.

• Funcionários - NR-5 - Comissão interna de prevenção de acidentes - anual, NR-7 - Programa de controle médico de saúde ocupacional - anual, NR-9 - Programa de prevenção de riscos ambientais - obrigatoriedade de vistoria e emissão de laudo e certificado - anual.

Municipalidade - Regularização da planta aprovada da edificação e alvará de conclusão (habite-se) - sempre que ocorrer reforma com alteração de áreas e/ou tipo de uso, Alvará e licença de funcionamento do Condomínio (comercial ou de uso misto). Documentos com validade indeterminada (se não houver mudança na edificação e/ou necessidade de adequação à legislação).Com informações de Angélica Arbex, gerente de Relacionamento da Lello Condomínios

Nenhum comentário:

Postar um comentário