terça-feira, 10 de setembro de 2013

Adote práticas sustentáveis no condomínio

A construção de empreendimentos sustentáveis é cada vez mais constante, no Brasil. Especialistas destacam que é importante essa iniciativa, pois é uma das formas para preservar o meio ambiente e diminuir as consequências do efeito estufa. Mas, nos casos dos empreendimentos existentes que não adotaram práticas sustentáveis, durante a construção, é possível fazer a adaptação? 

O processo de reabilitação de edifícios para torná-los sustentáveis pode ser mais complexo do que uma construção nova já sustentável. Mas, no geral, os moradores, síndicos e administradores podem desenvolver essas ações em conjunto, com a aprovação de todos. Mas, ao mesmo tempo é importante ter o apoio de profissionais com atuação na construção civil, especializados na adaptação de empreendimentos sustentáveis.

O primeiro passo é discutir com as lideranças do condomínio o que é a sustentabilidade, suas tendências e seus benefícios, e como seus conceitos podem ser aplicados à vida do condomínio. A partir disso, coloque em prática programas de educação ambiental e social. Com o apoio de técnicos da construção civil, desenvolva um diagnóstico do desempenho ambiental do condomínio, focando em especial os aspectos de consumo de energia e de água e coleta seletiva do lixo, identificando oportunidades de melhoria deste desempenho.

A partir desse diagnóstico será possível desenvolver projetos de adaptação que otimizem o desempenho ambiental do empreendimento, resultando em economia de energia e de água e redução das taxas condominiais. Cada empreendimento tem a sua necessidade e o projeto pode variar, mas algumas ações que podem ser desenvolvidas são: a instalação de sensores de presença em todos os ambientes do edifício, inclusive os com lâmpadas fluorescentes; implantação de reciclagem do lixo; sistemas de captação da água de chuva; reuso da água; vasos sanitários e torneiras economizadoras.

Matéria desenvolvida com base nas informações de Roberto de Souza, engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Mais informações acesse o site www.cte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário