domingo, 29 de setembro de 2013

Adolescentes: Uso correto da mochila para evitar lesões

Pais e adolescentes devem ficar atentos ao peso da mochila. É um cuidado que deve ser redobrado a cada ano, para que possam ser evitadas lesões. Médicos afirmam que o excesso de peso pode afetar as articulações, influindo no desenvolvimento dos pequenos.

O ideal é que a mochila não pese mais de 10% do peso corporal da criança e que tenha duas alças para não haver sobrecarga de apenas um ombro. Em muitos casos, os pais optam, então, para o uso de mochila com rodinhas, porém, se puxadas de maneira inadequada, os riscos são os mesmos. No geral, pais devem ficar atentos para qualquer reclamação do filho e ao primeiro sinal de dor devem levá-lo ao médico especialista para uma melhor avaliação.


As mochilas devem ter duas tiras para distribuir o peso da melhor forma. As tiras devem ser preferencialmente acolchoadas e ajustadas de forma que a mochila fique rente ao corpo. A largura da mochila não pode ser maior que o dorso da criança e não deve  ultrapassar a cintura. Dê preferência para mochilas com poucos bolsos. A diversidade de compartimentos pode ser um atrativo para carregar objetos inúteis. Matéria desenvolvida com base nas informações do ortopedista Dr. Sérgio Xavier.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário