sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Veículo - Fique atento aos danos do combustível adulterado

O motor começa a falhar, a marcha lenta fica instável e o barulho que lembra um pino batendo aparece, toda vez que se liga o carro. Esses podem ser indícios de que o combustível que você está usando no seu carro está adulterado. Economizar alguns centavos por litro em um posto de procedência duvidosa pode sair bem caro quando as consequências aparecem. Quando se identifica algum dos sintomas, o ideal é uma visita à oficina para uma rápida revisão do sistema. Para evitar todas essas dores de cabeça, o motorista deve sempre cuidar onde abastece o carro. Nunca abasteça em postos que não garantem a procedência do combustível.

A adulteração do combustível ocorre pela adição de produtos químicos que não fazem parte da sua constituição original, visando aumentar a quantidade e, consequentemente, o lucro na comercialização. Os produtos mais utilizados para a adulteração são o próprio álcool, quando em quantidade acima do permitido por lei e também solventes como a água rás e benzina industrial.


O combustível adulterado causa desgastes prematuros nas partes móveis do motor, pois gera acúmulos de materiais que dificultam a lubrificação. Além disso, a bomba de combustível também é afetada pelos solventes, vindo a ter sua vida útil bastante reduzida.  Nos carros com injeção eletrônica, os problemas podem ser maiores, uma vez que o sistema tentará se auto ajustar para compensar a adulteração, causando um maior consumo. Nesses casos, um dos indícios pode ser a luz de advertência da injeção, no painel do veículo, acesa. Com informações do consultor da Oficina Brasil, Antônio Cesar Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário