Para a
fidelização de clientes, o atendimento é um dos principais fatores para uma
empresa. Mas, hoje em dia, em vários setores da economia, já se pode notar a
enorme defasagem, existente na área de atendimento, no que se diz respeito à
confusão, em relação aos pedidos, erros nos valores e falta de informações
sobre os produtos. Esses detalhes podem em maior, ou menor grau, prejudicar uma
empresa. Por isso, é fundamental levar qualificação para as pessoas que fazem
parte do atendimento de uma organização.
A
comunicação verbal precisa ser objetiva e ter boa dicção. Já, a comunicação
escrita, principalmente, e-mails e mensagens eletrônicas tornam-se, cada vez
mais, sinônimos de negócios. Um único cuidado poderia evitar a maioria dos
problemas: ler o que acabou de escrever.
Para uma
boa venda é fundamental conhecer o assunto com a maior profundidade que puder,
esclarecendo dúvidas que possam aparecer e melhorando o diálogo com o cliente.
A prática leva à perfeição – não deve haver timidez e a prática deve ser constante.
Todas as oportunidades para se falar diante das pessoas devem ser aproveitadas.
É
fundamental identificar seus pontos positivos e ter confiança, mostrando-se
proativo, em relação à venda. Em caso de dificuldades e desconfortos, o
profissional se sentirá melhor com um roteiro das informações que irá expor, o
importante é falar um pouco mais devagar para não deixar que seu desconforto
seja percebido. Com informações do
Ricardo M. Barbosa, diretor executivo da Innovia Training &
Consulting.
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