quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Gravidez e a coluna vertebral

A gravidez pode ser considerada um dos momentos mais importantes, especiais e sensíveis da vida de uma mulher. E com isso surgem sensações diferentes e um leque infinito de descobrimentos, de sentimentos. O fato é que o surgimento de incômodos na coluna vertebral, principalmente nos últimos meses da gestação, pode estar associado a diversos fatores externos e internos. 
O crescimento da barriga e o aumento do peso na região abdominal altera o centro de gravidade. Esta mudança expande a lordose lombar e gera dores. O recomendável é que a grávida possa contar, além dos acompanhamentos médicos tradicionais, com a presença de um fisioterapeuta no pré e pós-parto.  

As mulheres podem ainda desenvolver crises de ciático devido à compressão nervosa, ocasionada pelas transformações no corpo. Existe uma elevação na produção de hormônios que geram frouxidão nas articulações e nos ligamentos da coluna e do quadril, assim, dores podem aparecer até mesmo dias após o parto.  

No entanto, a alteração de hábitos é fundamental para prevenir leões. "É imprescindível ter boa postura nas atividades diárias e evitar ficar mais que uma hora na posição sentada, além da prática de exercícios físicos sob a orientação médica, como por exemplo, o pilates, ou a hidroginástica. É importante também  manter uma alimentação saudável e balanceada e nunca se automedicar.
 Matéria desenvolvida com informações do fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColunao). Saiba mais no assunto no  www.itcvertebralribeirao.com.br/media/upload/cartilha.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário