O mercado vive um momento de retração, sendo
grande a preocupação dos empresários com a capacidade de crescimento e
investimento, nos próximos meses. Para empresas que já possuem uma estrutura
completa, o problema não é tão grande, se possuir as finanças em dia, como é o
caso da maioria. O que fará a diferença entre crescer e fechar as portas é a
capacidade de cobrar, adequadamente. Com práticas mais avançadas e um mercado
cada vez maior, as renegociações das dívidas assumem novas metodologias que
modernizaram o campo de crédito e cobrança, trazendo melhorias ao consumidor.
Todas as formas de conciliação são positivas
para o mercado de renegociação, pois contribui para o crescimento. Mas, como as
empresas devem fazer para cobrar estas dívidas? Para isso, é preciso treinar o
profissional para elaboração de rating de crédito de uma empresa, identificar
soluções negociáveis e jurídicas para o problema dos atrasos de pagamentos,
desenvolver parâmetros e estratégias destinadas ao recebimento com menor custo
e melhor ganho comercial e aprender as características operacionais e legais
dos cheques e títulos de créditos.
Além de profissionais qualificados, são
necessárias ferramentas adequadas de controle da inadimplência. As empresas precisam de informações
consistentes e que direcionem os tomadores de decisão a atuar com assertividade,
dinamismo e agilidade. Quando as informações estão controladas por sistemas
seguros e organizadas de forma estruturada, é possível elaborar relatórios
gerenciais satisfatórios que proporcionam a análise dos dados, criação de
indicadores e estudo para a definição das ações de cobrança da carteira. Com informações do instrutor do curso de
analista de crédito e cobrança da Innovia Training & Consulting, Diogenes
Barbosa.
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