segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Automóveis - Rodízio aumenta vida útil de pneus e garante economia para o motorista

Todos já ouviram falar do rodízio de pneus, mas poucos sabem como fazer, corretamente, e os problemas que podem acontecer, quando o rodízio é feito de forma errada.  O remanejamento dos pneus no carro é indicado porque os compostos não se desgastam de forma uniforme.  Devido à maioria dos carros ser tracionada pela dianteira, os pneus da frente tendem a desgastar mais rápido que os traseiros, pois além da força de tração, também são eles que direcionam o carro para os lados. 

Por isso, inverter as posições ajuda a equilibrar o desgaste.  O rodízio de pneus deverá ser feito pelo menos a cada 10mil km. Mas, só inverter as posições não é o suficiente, no momento do rodízio deverão também ser verificados o balanceamento e o alinhamento, contribuindo assim para a preservação dos pneus.Nos carros com tração dianteira, que são a grande maioria no mercado atual, os pneus traseiros deverão ir para a roda dianteira sem mudar o lado, já os dianteiros deverão ir para a traseira no sentido cruzado, ou seja, o dianteiro direito irá para a traseira esquerda e o dianteiro esquerdo para a traseira direita. 

Nos veículos com tração traseira, são os pneus da traseira que deverão ser cruzados quando vierem para frente. Mas fique atento, pois nem todos os pneus são iguais. A exceção dessa regra é somente para os pneus unidirecionais, o que obriga a mudança de lado para manter-se o sentido de rodagem. No mercado existem pneus multidirecionais e unidirecionais. Os multidirecionais podem rodar em qualquer sentido, já os unidirecionais só podem rodar em um único sentido. Matéria desenvolvida com base nas informações de  Antonio Cesar Costa, consultor da Oficina Brasil. Saiba mais pelo telefone 0800 19 9977, ou acesse www.redeoficinabrasil.com.br

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