Todos já
ouviram falar do rodízio de pneus, mas poucos sabem como fazer, corretamente, e
os problemas que podem acontecer, quando o rodízio é feito de forma
errada. O remanejamento dos pneus no
carro é indicado porque os compostos não se desgastam de forma uniforme. Devido à maioria dos carros ser tracionada
pela dianteira, os pneus da frente tendem a desgastar mais rápido que os
traseiros, pois além da força de tração, também são eles que direcionam o carro
para os lados.
Por isso,
inverter as posições ajuda a equilibrar o desgaste. O rodízio de pneus deverá ser feito pelo
menos a cada 10mil km. Mas, só inverter as posições não é o suficiente, no
momento do rodízio deverão também ser verificados o balanceamento e o
alinhamento, contribuindo assim para a preservação dos pneus.Nos carros
com tração dianteira, que são a grande maioria no mercado atual, os pneus
traseiros deverão ir para a roda dianteira sem mudar o lado, já os dianteiros
deverão ir para a traseira no sentido cruzado, ou seja, o dianteiro direito irá
para a traseira esquerda e o dianteiro esquerdo para a traseira direita.
Nos
veículos com tração traseira, são os pneus da traseira que deverão ser cruzados
quando vierem para frente. Mas fique atento, pois nem todos os pneus são
iguais. A exceção dessa regra é somente para os pneus unidirecionais, o que
obriga a mudança de lado para manter-se o sentido de rodagem. No mercado
existem pneus multidirecionais e unidirecionais. Os multidirecionais podem
rodar em qualquer sentido, já os unidirecionais só podem rodar em um único
sentido. Matéria desenvolvida com base nas informações
de Antonio Cesar Costa, consultor da
Oficina Brasil. Saiba mais pelo telefone 0800 19 9977, ou acesse
www.redeoficinabrasil.com.br
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