terça-feira, 16 de setembro de 2014

Queda capilar e acupuntura

A queda de cabelo tem se tornado um problema muito comum e cada vez mais intenso em nossos dias, tanto em homens, quanto em mulheres. Para a terapêutica chinesa, a força e a vitalidade dos cabelos estão ligadas à Essência, ao Sangue e à Energia de órgãos como o rim, o pulmão e o fígado.

Terapias como a Acupuntura e a Fitoterapia visam normalizar as funções Rim, Fígado e Pulmão, assim como restabelecer e harmonizar entre Essência, Sangue e Energia. A de se ter em mente que quando falamos em Rim, na terapia chinesa, não é a mesma coisa que Rim nas terapias ocidentais, ou seja, para os chineses, Rim não tem a ver, exclusivamente, com a anatomia, ou fisiologia do órgão, assim como o conhecemos (incluindo funções de filtração, etc.) Mas sim, a diversas funções que ele desempenha para o perfeito funcionamento do organismo, que são muito mais do que aquelas que, normalmente, supomos. Mais de uma centena de funções são atribuídas ao Rim: a boa temperatura corporal, problemas ósseos, de cabelos, problemas dentários, assim como problemas emocionais, ligados ao medo excessivo, são algumas das funções que são atribuídas pelas terapias chinesas ao correto funcionamento do Rim.

A diferenciação do tipo de queda de cabelo é de vital importância para o sucesso terapêutico. É preciso diferenciar a queda de cabelo que se apresenta quando o indivíduo possui um declínio de Qi (energia), Xue (Sangue) e/ou Jing (Essência). Nestes casos, o indivíduo, além da queda de cabelo em si, apresentará outras disfunções como: cansaço, resistência física, tontura, ressecamento dos tecidos e das articulações, pele pálida e sem brilho, podendo ainda estar presentes insônia, sensação de calor no final da tarde, boca seca, problemas urinários, impotência, osteoporose.
Nestes casos o método terapêutico, qualquer que seja, deve fazer com que o corpo fique mais fortalecido e os tecidos melhor nutridos, gerando fios mais fortes e diminuindo a queda.
Maria Bortolato - E-mail: bioequilibrium@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário