terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Meio ambiente - Cuide das plantas sem desperdício de água

Qualquer atitude que preserve a água é sempre bem-vinda, ainda mais em tempos de seca, assim como ocorre, no Estado de São Paulo. Evitar o desperdício desse bem tão precioso é um hábito que todos devem adquirir, também, ao cuidar das plantas, seja no jardim, ou na varanda do apartamento.

Com a ajuda de profissionais do setor, ao desenvolver o projeto de um jardim é possível escolher por plantas que precisem de menos água. Para espaços com outros tipos de espécies, na hora da rega, em alguns casos, é indicado trocar a mangueira por um regador com arejador no bico, ou borrifador. Para jardins de 50 metros quadrados, ou varandas, a mangueira pode ser substituída por um regador.

Em jardins que são regados todos os dias, é possível reduzir a rega para três vezes por semana. A rega deve ser programada, entre às 5h00 e às 7h30 da manhã, ou no final da tarde, entre às 17h00 e às 20h00.  O ato de molhar as plantas pode ser suspenso, em caso de chuva abundante. A rega deve ser feita na base do tronco, diretamente, no solo. Não é necessário lavar as folhagens.


Quem pretende construir um jardim pode optar por um projeto arquitetônico que ajude colocar em prática sistemas de captação da água da chuva, através de calhas nos telhados que levam o líquido para uma cisterna. Essas cisternas devem ter os filtros necessários para eliminação da sujeira e, em alguns casos, uma bomba, também, é indicada para levar a água reaproveitada para torneiras externas e sistemas de irrigação do jardim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário