quarta-feira, 14 de maio de 2014

Saiba mais sobre etiqueta empresarial

Você, que tem uma vida profissional agitada, já parou para pensar sobre a importância e o significado real do termo Etiqueta Empresarial? Segundo especialistas, o impacto da implantação desse tipo de ação é fundamental para a manutenção e o crescimento de uma empresa.  Etiqueta Empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação e pelo bom comportamento. A seguir, confira algumas dicas para colocar esse conceito em prática. 
A maioria das corporações possui códigos de ética e de conduta a serem seguidos. Procure se informar no lugar em que você trabalha onde pode encontrá-los e leia com atenção. Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar mudo durante o expediente, mas evite, ao máximo, assuntos que exponham o seu lado pessoal, ou o de alguma outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional.

Seja sempre cordial e prestativo, já, em um primeiro contato; saiba ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis. Organize-se para chegar na hora, todos os dias, e para cumprir com os prazos propostos. Sempre, ao entrar em um local, peça licença, busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem lá, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele. Comunique-se, corretamente, com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção  no que estão falando, não se distraia, durante a conversa, e busque estabelecer um diálogo.
Seja organizado e demonstre isso. Planeje, adequadamente, seu tempo e organize sua mesa. Cuidado com a utilização de celulares no trabalho, evite ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local privado. Cuidado com o toque do celular, o correto é deixá-lo no modo silencioso. Além do celular, também é necessário cuidados com outras ferramentas tecnológicas e, principalmente, com as redes sociais. As empresas antenadas possuem políticas para utilização destas, por isso busque saber os limites.


Amizades no ambiente de trabalho é um tema delicado. É importante diferenciar amigos, de colegas de trabalho, principalmente, no ambiente da empresa. Esse limite pode ser útil quando for necessário realizar uma cobrança, ou fazer um feedback. Busque ter “jogo de cintura” na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros, muitas vezes de opiniões divergentes, se chega a um ponto em comum, correto. É preciso saber argumentar e, também, ceder. Matéria desenvolvida com base nas informações de Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting.

Nenhum comentário:

Postar um comentário