quinta-feira, 29 de maio de 2014

Atividade física na melhor idade

No Brasil, estima-se que existam, atualmente, cerca de 20,6 milhões de idosos. O envelhecimento pode ser compreendido como um processo natural, através de uma série de alterações que ocorrem no organismo. Essas alterações provocam mudanças nas funções e estruturas do corpo e o torna mais suscetível a uma série de fatores prejudiciais.

À medida que envelhecemos, há uma tendência natural de perda de massa muscular ao longo do tempo, mesmo com alimentação adequada e exercícios. Essa perda começa a partir dos 30-35 anos a uma velocidade de 1-2% ao ano.

A atividade física ajuda a combater o envelhecimento, através de seus benefícios: aumento de força muscular; energia; maior flexibilidade do corpo; equilíbrio; coordenação motora; controle do peso; diminuição da ansiedade e prevenção de diversas doenças.

Existem algumas formas de praticar a atividade física: em academias, caminhadas em parques e com um fisioterapeuta na clínica, ou domiciliar.Na fisioterapia contamos com o Método Pilates que trabalha o equilíbrio, a coordenação, a concentração e a força muscular, melhorando o condicionamento físico e contribuindo para um desenvolvimento postural mais alinhado.Melissa Salzani Nunes da Silva – melissa.salzani@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário