quarta-feira, 16 de abril de 2014

Especialistas dão dicas de como lidar com os pequenos dentro de casa

Que mãe ou pai já não se deparou com sua sala transformada em quadra de futebol, os móveis arrastados para perto da parede, as crianças correndo no espaço livre?


Nos dias de hoje, em que a maioria das famílias vive em apartamentos pequenos, a criança tem carência de espaço para brincar. Restrições como não pular, não correr, tornam os pequenos frustrados e ansiosos.
Segundo especialistas, os pais devem entender que as crianças, principalmente as menores, necessitam de espaço para dissipar sua energia. “Reservar um quarto na casa para a criança brincar da maneira como quiser ou, se os pais tiverem condições, mudar-se para um prédio que ofereça área de lazer, são opções que fazem bem à criança e evitam grandes bagunças em casa”, sugere a psicóloga clínica Ana Cássia Maturano.

A diretora da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonatto, alerta para o fato de que a atividade física libera a tensão das crianças. “Para se desenvolverem mental e fisicamente, elas necessitam de espaço para correr e material adequado para brincar”, diz a especialista. Segundo Ana Cássia, “os pais devem ter consciência de que, a partir do momento em que se tem uma criança em casa, tem que haver certas concessões. Esclarecendo que isso não implica em deixar os filhos destruirem a casa”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário