sábado, 8 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher

Há muitos anos, o dia 8 de março foi um marco na vida das mulheres. Em 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova York foram às ruas, para reivindicar seus direitos. Em 1910, em uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março seria comemorado o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica, em 1857. No ano de 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data, através de um decreto. A partir dessa época, as lutas das mulheres em todo o mundo foram constantes para conquistar seus direitos e, sua participação na sociedade se tornou cada vez mais importante.

No Brasil, com a reforma da constituição em 1932, as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, conquistaram o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo. Em 1879, as mulheres tiveram autorização do governo para estudar em instituições de ensino superior. Em 2006, foi aprovada a lei Maria da Penha, criada para prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher.

Nos últimos anos, a participação das mulheres, em cargos públicos, aumentou de forma significativa. A atuação das mulheres na Câmara dos Deputados é de 9% e, no Senado, de 10% do total. Além disso, a eleição da primeira presidenta do Brasil contribuiu, de alguma maneira, para incentivar a participação da mulher na política e motivar sua presença, em diferentes cargos públicos, também.  Dentro desse cenário, podemos lembrar o Dia Internacional da Mulher como um conjunto de conquistas e lutas. Vale comemorarmos o Dia Internacional da Mulher, em cada ano, mas, conscientes da luta constante pelo fim da discriminação contra a mulher em diversos aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário