terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A função dos probióticos no organismo

Os probióticos são micro-organismos vivos que, ao serem ingeridos, beneficiam o organismo porque atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controlando o colesterol, os quadros de diarréias, além ajudar a reduzir o risco de câncer. Os probióticos podem ser componentes de alimentos industrializados,  presentes no mercado, como leites fermentados e iogurtes, ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas, como suplemento alimentar.

Eles são ricos em micro-organismos vivos, que afetam de forma benéfica o organismo humano, por meio da melhoria do balanço microbiano intestinal. Ao serem ingeridos, vão para o intestino e se integram à flora já existente, sem se fixarem, mas auxiliando no trabalho de absorção de nutrientes, tais como cálcio, ferro, vitaminas do complexo B, além de facilitar na digestão da lactose. Inibem a presença das bactérias intestinais indesejáveis, contribuindo na redução do risco de câncer e de doenças infecciosas (respiratórias, intestinais virais e bacterianas).

 Aumenta a digestibilidade da lactose e a absorção e fixação de cálcio e ferro. Possui efeito funcional benéfico no organismo, equilibrando a flora intestinal, atuando na capacidade do organismo desintoxicar-se de excessos. 
Tem função importante para pessoas com intolerância à lactose, por ajudar a aumentar  uma enzima que facilita a digestão da lactose.    Atenua a absorção do colesterol, melhora a saúde da pele e a digestão e absorção dos nutrientes, nomeadamente das proteínas e da lactose.

Informações do  Dr. Vladimir Schraibman (CRM-SP 97304)  orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário