sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Obesidade e os tratamentos

Uma pesquisa brasileira do Orçamento Familiar, realizada pelo IBGE (POF 2008-2009), revela que 36,6% das crianças estão acima do peso. A guloseima, consumida na hora do recreio, a substituição de uma refeição por um lanche fast-food, biscoito e o salgadinho, no final de tarde em casa, aliados ao sedentarismo, estão contribuindo, cada vez mais, para que crianças e adolescentes se tornem obesos.

O excesso de peso pode provocar o desenvolvimento de várias doenças metabólicas,  já na primeira fase da vida, como diabetes, problemas cardiorrespiratórios, ortopédicos e de cirrose hepática, por excesso de gordura, depositada no fígado - a chamada esteatose.  O tratamento da obesidade infantil exige esforço, não só para a criança, mas também para a família. A criação de pequenos hábitos saudáveis, o incentivo à uma alimentação rica e apropriada, a realização de exercícios físicos e comportamentos que levam à melhoria da qualidade de vida são fundamentais.


Com o desenvolvimento e ampliação do escopo de atuação de outras especialidades da saúde, o atendimento ao paciente obeso ganhou outras abordagens. Hoje, existe a possibilidade do apoio de diversos profissionais, como nutricionista, psicólogos e educadores físicos que atuarão como pilares deste tratamento. O método mais indicado para tratar a obesidade em crianças e em adolescentes se baseia, principalmente, na combinação de uma dieta prescrita por nutricionista aliada ao programa de atividade física regular, com acompanhamento psicológico. Vale acrescentar que o apoio e estímulo da família são fundamentais, durante o tratamento da obesidade.  E quando os resultados da terapia de conduta não são satisfatórios, a cirurgia bariátrica é a indicação para reverter o quadro.  Texto desenvolvido com informações do Dr. Luiz Vicente Berti (CRM-SP 62294), cirurgião do aparelho digestivo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Mais informações acessewww.obesidadeemetabolica.com.br

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