Segundo dados divulgados
pela International Stress Management Association (Isma- BR), cerca de 70% da
população, economicamente ativa no país, revela sintomas de estresse. Entre os
mais comuns – e que muitos de nós já conhecemos, estão: irritabilidade,
insônia, falha de memória, diminuição do entusiasmo e desorganização.
Os sintomas acima são
apenas alguns, diretamente relacionados ao ambiente profissional, que, quando
não tratada, devidamente, evolui para a Síndrome de Bournout e, em alguns
casos, para o afastamento do profissional.
O mais indicado é
"equilibrar" funções e ter transparência na relação empresas x
colaborador. Os profissionais acumulam atividades porque se sentem testados
pelas empresas, em produzir o máximo que pode. O ideal é haver espaço para
diálogo e transparência na relação.
O que se deve analisar
é: para cada funcionário afastado por estresse, são em média 20 dias de
ausência e é necessário contratar mais um profissional o que leva a gastos. A
prevenção é muito mais eficaz, assim como ficar atento ao comportamento dos
profissionais, por exemplo. Veja a seguir os sintomas iniciais e evoluídos e
esteja atento ao seu quadro de colaboradores.
Sintomas iniciais: Dificuldade
para ações rotineiras; Irritabilidade; Indecisão; Desorganização, Insônia, Sono
agitado, Falta de concentração, Falha na memória, Diminuição do entusiasmo,
Sensação de monotonia.
Sintomas evoluídos:
Cansaço, Ganho, ou perda de peso, Má digestão, Prisão de ventre ou diarreia,
Gases, Gastrite, Úlcera, Baixa imunidade, Infecções, Gripes, Herpes, Aumento da
pressão arterial, Derrame, Infarto, Dores de cabeça, musculares e na coluna.
Matéria desenvolvida com
informações de EvelenSpilla, diretora da WED Consultoria, especializada em
saúde e qualidade de vida in company (www.wedconsultoria.com.br).
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