quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Dinheiro: Aquisição de imóvel x financiamentos imobiliários

Comprar um imóvel é o sonho de todas as famílias brasileiras, pois, traz segurança e tranquilidade.  Para isso, é preciso se programar e entender sobre quais as linhas de crédito disponíveis.

Consórcio - Opção mais econômica e planejada para adquirir seu imóvel. É uma modalidade de compra, na qual um grupo de pessoas se une para o fim de comprar, construir ou reformar, que permite a aquisição de crédito, para pagamento parcelado, com possibilidade de utilização de uma porcentagem do crédito liberado, ou do FGTS, como lance, ou amortização, ou quitação. 

Sistema Financeiro da Habitação - linha de financiamento habitacional criada pelo governo e disponível junto às instituições e agentes financeiros credenciados pela Caixa Econômica Federal, através da utilização dos recursos captados, junto às Cadernetas de Poupança e FGTS.  A contratação exige a apresentação de documentos e comprovação de renda, já que o usuário deverá comprometer entre 10 a 30% da renda familiar total. Através desta modalidade podem ser financiados imóveis de até 500 mil reais para pagamento em até 30 anos, sendo financiáveis até 450 mil.


Sistema Financeiro Imobiliário -Consiste em uma linha de financiamento habitacional, regida pela Lei nº 9.514/97, atende tanto a pessoas físicas quanto a jurídicas e não conta com a utilização dos recursos captados junto às Cadernetas de Poupança, FGTS e  FAT (Fundo de Apoio ao Trabalhador). A contratação exige a apresentação de documentos e comprovação de renda, já que o usuário do sistema será submetido às taxações e juros livres. Nesta modalidade, não há limite máximo de valor do imóvel, ou do financiamento, o que eleva os riscos operacionais dos agentes financeiros. Com informações de Maria Valeria MielottiCarafizi, advogada sócia fundadora da Mariz de Oliveira &MielottiCarafizi Sociedade de Advogados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário