terça-feira, 24 de março de 2015

Primeira abertura noturna de abril destaca as exposições temporárias em cartaz no Museu da Casa Brasileira


                              1 de abril, quarta-feira das 18h às 22h - Entrada gratuita


São Paulo, 24 de março de 2015 - O Museu da Casa Brasileira promove três aberturas noturnas no mês de abril, nos dias 1, 22 e 29, com gratuidade para o ingresso das 18h às 22h. Por meio do horário estendido, o MCB visa ampliar as opções de acesso ao público e criar alternativas para que mais visitantes possam conhecer o Museu e suas atrações.

Nas três datas, o público poderá conhecer a mostra Pedalá e Cá, que discute a mobilidade urbana a partir da experiência holandesa do uso da bicicleta. A exposição apresenta um painel com textos e imagens sobre essa tradição da Holanda, além de uma bicicleta criada pelo estúdio Van Moof Design e um vídeo sobre o uso cotidiano deste transporte no país.

Outro destaque da programação é a mostra Casas do Brasil 2014 - SOBREVIVÊNCIAS/ uma exposição sobre vivências: Carandiru, com curadoria de Maureen Bisilliat. Sexta edição de Casas do Brasil, projeto do MCB que propõe a formação de um inventário sobre a diversidade do morar no país, a exposição fica em cartaz até 17 de maio, revelando soluções encontradas pelos detentos para as condições de vida enfrentadas no cotidiano do presídio do Carandiru. A iconografia utilizada foi produzida pela equipe coordenada por Sophia Bisilliat e André Caramante entre 2001 e 2002, últimos anos de funcionamento da Casa de Detenção Professor Flamínio Fávero (Carandiru), antes de sua demolição. A equipe coletou peças do dia a dia, que formam um recorte das ferramentas e utensílios improvisados pelos detentos: fornos, ferros, filtros, facas, que, na mostra do MCB, podem ser vistos fisicamente e em imagens de Renato Soares.

Nos dias 22 e 29, o público também terá acesso à exposição Op-Art - Ilusões do Olhar, com um vasto panorama da optical art, ou arte ótica, e sua influência no design, arquitetura, mobiliário, moda, cinema e publicidade. Com curadoria de Denise Mattar e expografia de Guilherme Isnard, é a primeira mostra abrangente, realizada no Brasil, sobre esse movimento, surgido no final da década de 1950.

 Na última abertura de abril, também acontece, às 19h30, o lançamento do livro O Mobiliário InfantoJuvenil da arquiteta e designer Thereza Dantas. A autora organiza um panorama dos aspectos sociais, culturais e econômicos relacionados ao mobiliário infantojuvenil da casa paulista na década de 1950. O tema, pouco explorado até o momento, é abordado em conjunto com os preceitos que nortearam a educação das crianças na São Paulo da primeira metade do século 20.

Em todas as datas, estarão abertas para visitação as exposições Coleção MCB e A Casa e a Cidade - Coleção Crespi-Prado, ambas em cartaz por tempo indeterminado. A primeira reúne móveis e utensílios representativos da casa brasileira do século 17 ao 21, e a segunda retrata um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do século 20 a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi.

Realizadas desde o início de 2012, as aberturas noturnas contribuíram, ao lado de um conjunto de ações do MCB, para o crescimento da frequência ao museu a patamares superiores aos 100 mil visitantes anuais. Além das exposições de acervo e mostras temporárias sobre arquitetura e design, os visitantes têm acesso também a atrações especialmente elaboradas para o horário estendido, como visitas orientadas por curadores, apresentações musicais, lançamentos de documentários e livros, debates, entre outras programações.

Em todas as aberturas noturnas, o Museu da Casa Brasileira atende ao público espontâneo e a grupos agendados. Os interessados em realizar visitas educativas podem ligar para (11) 3026.3913 e saber mais detalhes sobre esta iniciativa e as atrações em cartaz.



Sobre o Museu da Casa Brasileira - O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.



SERVIÇO:

Aberturas Noturnas no MCB - Março

1, 22 e 29 de abril, quarta-feira das 18h às 22h - Gratuito



OP-Art - Ilusões do Olhar

Abertura: 16 de abril às 19h30 - Gratuito

Visitação: até 1 de junho



Lançamento do Livro O Mobiliário Infanto Juvenil - Thereza Dantas

29 de abril às 19h30 - Entrada gratuita



Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 - Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727



VISITAÇÃO

De terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos

Gratuito aos sábados, domingos, feriados e aberturas noturnas



Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 40 vagas

Estacionamento pago no local



Visitas orientadas: (11) 3026.3913 / agendamento@mcb.org.br


www.mcb.org.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário