sábado, 15 de novembro de 2014

Automóveis - Cuidados antes das viagens do fim de ano

As férias de fim de ano já estão chegando. Antes de colocar o pé na estrada é preciso ter alguns cuidados com o automóvel, para garantir a segurança da família. A seguir, conheça os três problemas e as soluções que mais deixam os motoristas à beira da estrada e acabam com os planos de uma viagem tranquila.

Freios- Ao pisar no pedal de freio, acionamos as quatro rodas e uma quantidade considerável de peças que precisam estar em boas condições. Se a viagem inclui trechos em serra, ou grande declives, o sistema de freios tem uma importância ainda maior e deve ser usado junto com o freio motor (descer com uma marcha engatada). Os problemas mais comuns são o superaquecimento das peças de atrito, causando uma fadiga dos materiais e a ebulição do fluido de freios.
Arrefecimento- Verificar o nível e a qualidade do líquido do arrefecimento (água do radiador), responsável pela manutenção da temperatura ideal de funcionamento do motor. Caso esse sistema esteja com problemas, durante a viagem, onde o motor atinge altos giros, ou mesmo quando enfrentamos um engarrafamento na estrada, pode ocorrer o superaquecimento do motor, entrando esse líquido em ebulição - o motor "ferver".

Pneus - Pneus desgastados com pouca  borracha e  profundidade de sulco , além de diminuir a adesão ao solo, estão mais sujeitos à penetração de objetos perfurantes, obrigando a paradas para troca de pneus. É bom revisar os pneus, antes de enfrentar uma estrada. Verifique, também, o estepe e se sua calibragem está de acordo, pois, não existe nada mais desagradável do que descobrir que o estepe está "murcho," no meio da estrada. Não se esquece da calibragem dos pneus. De uma forma geral, antes de "pegar" a estrada é preciso ter a certeza de que o veículo está em boas condições.  Itens como palhetas, lâmpadas, chave de roda, marcador de combustível, itens de sinalização obrigatória como triângulo e pisca alerta, além de uma documentação em dia, também devem ser observados, antes da viagem. Com informações de Antonio Cesar Costa, consultor técnico da Oficina Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário