segunda-feira, 8 de julho de 2013

Idosos: Engasgos frequentes? Você pode ter um problema de deglutição!


Em artigos anteriores publicados na revista Em Condomínios, discutimos que a preferência por alimentos amolecidos, bastante comuns entre os idosos, pode ser uma forma de mascarar um problema de deglutição. Isto porque problemas dentários e alterações na musculatura, responsável pela alimentação, também ocorrem no envelhecimento saudável.Outro sintoma normalmente relatado pelos idosos saudáveis são engasgos frequentes com água. E por que com a água?


A água como qualquer líquido é a consistência mais difícil para se engolir, pois necessita de um apurado controle da musculatura oral, da faringe e da laringe para que o fechamento das vias aéreas ocorra perfeitamente. Quando a musculatura trabalha de forma errada, o líquido pode escorrer, dirigindo-se para os pulmões, causando engasgos e até pneumonia.Outro fator que dificulta a deglutição de água é a ausência de sabor. Líquidos como sucos, refrigerantes e leites são mais facilmente percebidos pelas células responsáveis pela sensibilidade dentro da boca, pois têm sabor. Uma vez percebidos pelas por estas células, mais rapidamente ocorre a deglutição.Por ser insípida (sem sabor) e líquida, a água tende a permanecer mais tempo dentro da boca, antes de ser percebida, tendendo mais uma vez a escorrer, gerando engasgos.

Muitas pessoas passam toda velhice sem procurar um tratamento. Alguns não chegam a desenvolver problemas maiores como pneumonias e desidratação, mas outros quando adoecem por outros motivos, podem apresentar estas complicações.Quando tratados precocemente, através de exercícios da musculatura oral, quadros como pneumonias, desnutrição, desidratação podem ser evitados. Assim, passe a notar com qual frequência você engasga, se com sólidos ou líquidos e em qual situação. Converse com seu médico e consulte um fonoaudiólogo. Com informações da Dra. Juliana Venites, fonoaudióloga especialista em envelhecimento, CRFa 10.217 - www.julianavenites.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário