Os avanços tecnológicos e o surgimento das
redes sociais foram responsáveis por diversas mudanças em nossas vidas. Em
relação ao ambiente de trabalho, não podemos deixar de lado algumas atitudes
que ajudam a preservar bons relacionamentos.
Inicialmente, é importante não fazer uso
pessoal do computador e das ferramentas para brincadeiras e assuntos que não
dizem respeito às atividades. Verificar e-mails pessoais, pagar contas e fazer
compras devem ser deixados para o horário de almoço, ou nos intervalos, durante
o dia.
Sobre os programas de chat (EX: Skype)
podem ser usados no escritório, caso a empresa autorize. Durante a comunicação
com os colegas, palavras podem ser abreviadas, mas é importante manter a
gramática e ortografia corretas. Ao escolher a foto de identificação procure
algo discreto. Utilizados de forma correta, esses programas podem até
substituir reuniões rápidas. Converse com amigos e familiares para que não o
chamem durante o expediente, somente em situações importantes e urgentes.
Durante férias, feriados ou se você estiver
ausente do escritório por mais de dois dias, programe uma mensagem de resposta
automática. Ao receber uma mensagem em que vários destinatários estão em cópia,
avalie se a sua resposta também deve ser enviada para todo o grupo. Ao enviar
mensagem para grupos de pessoas que não se conhecem, use a opção "Cópia
Oculta", para preservar os endereços de e-mails dos membros do grupo.
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