terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Condomínios - Planejamento agenda 2015

É importante que os condomínios residenciais planejem a execução da agenda de rotinas para 2015. As tarefas que se repetem, anualmente, são fundamentais para o bom funcionamento do empreendimento, entre entrega de documentos, manutenção periódica e agenda de compromissos.  Nos primeiros dois meses do ano, no máximo, é importante que o síndico aproveite para a organização da papelada, já que, logo em fevereiro é o momento de entregar a DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) para a Receita Federal, com informações sobre imposto de renda e retenções.

Já em março, os condomínios devem entregar a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de todos os funcionários para o Ministério do Trabalho. Em abril, em relação à manutenção do condomínio é importante programar a realização, anual, de uma vistoria predial, em prédios com mais de cinco anos de existência, para identificar eventuais problemas de infraestrutura. O mês de maio é propício para a realização de obras como reparos, impermeabilizações, pinturas e restaurações de fissuras. Já em junho, os síndicos podem encaminhar funcionários para cursos de capacitação, especialmente em segurança, visando preparar o condomínio para o período de férias, quando muitos apartamentos ficam vazios e o risco de arrastões aumenta.

Em agosto, é recomendável aproveitar o tempo, ainda frio, para realizar a manutenção anual da piscina, pouco ou quase nada, usada neste período.  Em setembro, é possível trabalhar as áreas verdes do condomínio. Em outubro o condomínio deve providenciar nova dedetização e desratização, além de limpeza da caixa d’água, para que a água do prédio esteja com boas condições no verão.

 Já em novembro, é importante providenciar a manutenção dos para-raios do condomínio, pela proximidade da época de chuvas, além de planejar a decoração de Natal. Por fim, em dezembro, o condomínio deve planejar as férias dos funcionários no ano seguinte, para saber quem irá folgar em qual data, realizar nova campanha de segurança por conta das férias de janeiro e encaminhar aos condôminos o boleto da cota condominial de janeiro, para que os moradores possam programar seu pagamento, antes do período de férias.Com informações de Angélica Arbex, gerente de Relacionamento da Lello Condomínios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário