segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Educação oferece 'aulas' de brincadeiras para férias dos alunos da capital e região metropolitana

Na próxima, mais de 4 milhões de alunos da rede estadual paulista, sendo 2,1 milhões deles da capital e região metropolitana,  entram em férias. O período é ideal para o descanso, pode ser utilizado para aproximar pais e filhos e ainda garantir aprendizado e diversão. Por isso, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo selecionou seis brincadeiras fáceis e criativas que são aprendidas na escola e podem ser feitas em casa com material reciclável (veja abaixo).

 Para facilitar o acesso a estas opções de diversão educativa, a Secretaria disponibiliza um canal da internet  com tutoriais. As "aulas"  virtuais são acessíveis de qualquer computador até mesmo para quem não é aluno da rede estadual, por meio do Canal da Educação no Youtube.

 Além do conteúdo virtual, os materiais pedagógicos disponibilizados para os professores também reservam espaço para as brincadeiras que auxiliam no aprendizado.Além das escolas poderem aproveitar os últimos dias de aula para mostrarem aos alunos as brincadeiras que podem ser repetidas nas férias, a Secretaria está com inscrições abertas para um curso que ajuda o aluno a criar seu próprio game. Chamado Programaê, a plataforma é uma parceria com a Fundação Lemann, oferece ao participante uma série de jogos que ensinam a linguagem dos computadores e também a criação de jogos virtuais.As aulas duram de 20 minutos a uma hora e podem ser feitas durante as férias escolares e os 4 milhões de estudantes da rede podem fazer a matrícula.

         Materiais para as brincadeiras
        Garrafa pet, bolinhas de gude, jornal, fita adesiva, barbante e cola. Se necessário, o uso de tesoura sempre deve ser feito com a supervisão dos pais ou responsável.
Passo a passo

1.  Transformar garrafa pet em brinquedo;

A professora Lúcia Pantaleonni ensinou a construir a engenhoca conhecida como Pega Bola, com duas garrafas pet, tesoura, jornal, caneta e fita adesiva.
Veja aqui

2. Fantoche de saci;
A professora Vanessa Azevedo ensina em apenas 3 minutos a fazer um divertido fantoche usando materiais fáceis de encontrar em casa.
Veja aqui

A professora Vanessa Azevedo também ensinou que com duas garrafas pet, bolinhas de gude, fita adesiva e tesoura é possível construir o passa bolinha.
Veja aqui

 

4. O brinquedo "Vai-e-Vem";

A professora Ana Paula Puga ensinou que com barbante, duas garrafas pet e fita adesiva  é possível confeccionar um passatempo conhecido como "Vai e Vem". Veja aqui

 

5. Passo-a-passo de como fazer um Bilboquê;

A professora Ana Paula Puga também ensinou a fazer o Bilboquê, um jogo onde é preciso acertar a bolinha dentro do funil, que é ligado à bola por uma corda.
Veja aqui

6. Peteca com sacola plástica
A professora Lúcia Pantaleonni ajuda a criar uma peteca, que além de poder ser levada à praia ou ao parque, estimula a mira e a força.  Veja aqui

Mais informações acesse www.educacao.sp.gov.br  www.facebook.com/educasp

Nenhum comentário:

Postar um comentário