domingo, 6 de julho de 2014

Proteja aparelhos eletrodomésticos dos raios

Todos os anos, o Brasil é atingido por cerca de 100 milhões de raios. Com uma intensidade média de 40.000 Amperes, isto é, cerca de 10.000 vezes maior que a intensidade da corrente que circula nos aparelhos elétricos em nossas residências. Essas descargas, geralmente, causam grandes danos e podem até causar mortes.

Reflexos não fatais, mas não menos importantes da queda de raios na fiação elétrica residencial, são as queimas de aparelhos eletrônicos, como computadores, ou mesmo a interrupção de energia elétrica. Embora seja difícil determinar o total dos prejuízos, causados pelos raios à sociedade, acredita-se que, só no estado de São Paulo, eles sejam da ordem de centenas de milhões de reais, a cada ano. Mas, você sabia que é possível proteger sua residência e aparelhos eletrodomésticos das descargas elétricas? O período de chuvas começa no mês de novembro e para as novas construções, o processo é simples e requer apenas a instalação de DPS (Dispositivo Protetor de Surtos).

Como instalar o DPS - Desenvolvido para proteger eletrodomésticos contra surtos, provocados por descarga atmosférica, o DPS pega a tensão e desvia para a terra, impedindo que ela caia na rede elétrica e evitando que os equipamentos queimem. Mas, atenção! Para ter esse DPS é necessário um sistema de aterramento. O ideal é que isso seja projetado junto com a construção da casa. Quando não for possível, modificações na rede da casa deverão ser feitas.

E mesmo assim não se trata de um problema que exija muito quebra-quebra. A peça, que é hoje indicada por técnicos e eletricistas, como a maneira mais simples e correta de instalar o fio terra em uma residência, pode utilizar um único fio, por eletroduto, interligando vários aparelhos e tomadas.

Com informações da empresa Steck (www.steck.com.br).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário