quarta-feira, 2 de julho de 2014

Crianças - Evite acidentes domésticos

Período de férias é muito esperado pelas crianças. Mas, pelo fato delas ficarem mais tempo em casa, é preciso checar se o espaço não oferece perigos. Ambientes com escadas requerem maiores cuidados e o ideal é introduzir pequenos portões e grades laterais, a fim de dificultar o acesso desacompanhado, dos pequenos e evitar possíveis quedas.

Na cozinha, é preciso deixar fora do alcance dos pequenos, facas e tesouras, objetos cortantes torneiras e fios elétricos, fogões, botijão de gás, forno, entre outros. Objetos fora de lugar, ou em lugares indevidos, como fósforos em cima da mesa, ou panelas de fogão em bocas frontais são bastante perigosos. É aconselhável utilizar de preferência as bocas de trás do fogão, com os cabos das panelas, voltados para dentro.


Em relação aos quartos, não devem jamais estar ao alcance das crianças, em criados mudos, por exemplo, remédios ou isqueiros. Atenção também às cortinas, à falta de grade em janelas e sacada, móveis com quinas pontiagudas e tapete escorregadio, além das tomadas que se possível, devem ser tampadas com protetores específicos. Na hora dos passeios, os meios de transportes também precisam oferecer condições seguras de locomoção. Os cintos de segurança são a primeira medida. Porém, se muito pequenos, os filhos devem viajar nas "cadeirinhas", que devem ser instaladas, nos bancos traseiros. Aliás, vale aqui um alerta: qualquer criança, até os 10 anos, deve ficar restrita à parte de trás dos veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário