quinta-feira, 10 de julho de 2014

Brinquedos: cuidado com a audição de seu filho!

Carrinhos, jogos e uma variedade de brinquedos enchem os olhos da criançada. A escolha de um brinquedo não deve levar, só em conta, o interesse do filho e a fase adequada ao desenvolvimento infantil. Os pais devem priorizar suas condições de segurança. Por isso, é importante observar se o brinquedo tem o selo do Inmetro, que entre outros itens, garante de que o nível de ruído do brinquedo está dentro dos limites estabelecidos na legislação, pois, as crianças estão expostas a altos níveis de barulho ao brincar com videogames, frequentar sala de jogos de computadores, ouvir música em fones de ouvido, ou aparelhagens de som.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um barulho de 70 decibeis, já é desagradável para o ouvido humano. Acima de 85 decibeis, começa a danificar o mecanismo da audição. Os menores, de até três anos, são os mais afetados. E se eles têm a audição comprometida, isso pode atrasar todo o seu desenvolvimento, como na área da fala e no desempenho escolar. Veja as informações:

*Brinquedos musicais como guitarra elétrica, tambor, buzina, trombeta podem emitir sons de até 120 dB (decibeis).

 *Brinquedos como telefones infantis podem chegar a ruídos entre 123 a 129 dB(decibeis).

*Brinquedos feitos para ampliar o som da voz chegam a emitir até 135 dB (som comparado ao da decolagem de um avião).

*Brinquedos como arma de fogo que emitem sons de 150 dB (decibeis), podendo causar de imediato dor no ouvido.

*Alguns brinquedos para bater, dar pancadas e os "tagarelos", que falam alto demais, são calculados com o nível de som de até 110 dB (decibeis).


Com informações de Marcella Vidal, fonoaudióloga da Telex Soluções Auditivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário