domingo, 5 de abril de 2015

Bebês: a detecção precoce de sinais de anormalidade no desenvolvimento

O primeiro ano de vida é marcado por diversas etapas de desenvolvimento neuropsicomotor. Até os 16 meses, espera-se que o bebê esteja andando livremente. No entanto, algumas vezes o desenvolvimento do recém-nascido pode não seguir o padrão de normalidade esperado. O comprometimento motor pode ocorrer por uma agressão ao cérebro em desenvolvimento, que pode ser intra-útero, durante o parto, ou por algum acometimento perinatal, como a anóxia, ou prematuridade. Embora a maior parte dos bebês prematuros cresça com aptidões normais, a incidência de deficiências sensório-motoras é mais alta, neles, do que nos bebês, nascidos após o tempo normal de gestação.

As crianças que possuem comprometimento no seu desenvolvimento precisam reforçar seu potencial de recuperação natural. Esta propriedade do Sistema Nervoso Central continua a impulsionar o processo de desenvolvimento, mesmo após a sequela ter se instalado.


A independência motora a ser alcançada pela criança irá depender da detecção precoce da alteração no desenvolvimento motor, da existência do potencial de recuperação cerebral, da aplicação no momento correto de uma abordagem significante de terapia motora e da execução constante de exercícios apropriados, até se atingir o total controle motor. Cíntia Brandolis Gregório Especializada em Fisioterapia Pediátrica cintia.gregorio@uol.com.br          facebook.com/CMESaoPaulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário