quarta-feira, 11 de junho de 2014

Período de estiagem é ideal para impermeabilização de áreas abertas

Época de poucas chuvas é propícia para manutenção que previne contra vazamentos e infiltrações.A correta impermeabilização é fundamental para que problemas estruturais não danifiquem a obra. Sua falta, ou má aplicação pode acarretar em prejuízos muito grandes ao empreendimento, exigindo realização de obras corretivas que podem interferir em diversos outros ambientes.

Devido ao clima mais seco, a época de estiagem é mais indicada para aplicação do produto em áreas abertas como lajes expostas ao tempo, que são altamente suscetíveis a problemas de infiltração e necessitam de uma inspeção frequente.

De acordo com o engenheiro Rolando Infanti Filho, gerente técnico comercial da Dryko Impermeabilizantes, a vistoria deve ocorrer, a cada dois anos, e servirá para checar a necessidade de reparos que irão minimizar os riscos de problemas futuros. Infanti Filho revela que a primeira providência é verificar se a base na qual será aplicada a impermeabilização está íntegra. “No caso de concreto armado, devemos ver se há barras expostas. Se a condição for esta, primeiramente deve-se aplicar um anticorrosivo e depois recobri-las com argamassa estrutural”.

Dentre os problemas registrados pela falta, ou errônea impermeabilização estão gotejamentos na garagem, fachadas comprometidas, coberturas com infiltrações constantes e paredes estufadas, descascando, ou manchadas, além de forte cheiro de mofo. “Todo empreendimento imobiliário está sujeito ao risco de infiltrações, já que elas ocorrem na construção devido aos danos causados pelas chuvas, movimentação natural da estrutura da edificação e também por vazamentos e problemas no sistema hidráulico”, complementa o engenheiro.


Infanti Filho ressalta que nenhuma infiltração tem início de um dia para o outro e que, em geral, os danos surgem aos poucos e vão deteriorando o patrimônio, paulatinamente. “A água infiltrada nas superfícies e nas estruturas afeta o concreto, sua armadura e as alvenarias, diminuindo a vida útil da edificação, entre outros prejuízos. Além de proteger o patrimônio, a impermeabilização também previne contra os males causados pela umidade, já que o ambiente fica insalubre devido a fungos e mofo”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário