Você já parou para pensar em quantos negócios você pode ter
perdido por não saber como se comportar, fisicamente, diante de uma reunião
importante? O nosso corpo diz muito, por isso precisamos ficar sempre atentos.
Então, preparamos 10 dicas valiosas para lhe ajudar a ficar de olho e aumentar
as suas chances de vendas, negócios de sucesso e claro, deixar uma boa
impressão no seu cliente. Confira:
Confiança: a sua confiança aumenta quando está se sentindo mais
relaxado. Para isso, mantenha os seus braços mais soltos, as suas costas mais
eretas, o seu peito mais aberto. Assim você transmitirá mais receptividade ao
seu cliente.
Simpatia: os seus clientes ficarão mais confortáveis se você
estiver sorrindo. O sorriso também pode ser útil quando precisar transparecer
que você considera certa atividade fácil.
Questione: comece a sua reunião com uma pergunta.Pergunte sobre os
problemas que seu cliente vem enfrentando. Quais são as suas dificuldades. Com
isso você sai na frente, pois lhe ajudará a entender quais são as coisas que
realmente importam para ele.
Autocontrole: você sabia que autocontrole físico e emocional ajuda
a fechar grandes acordos? Sorrir é bom, mas controlar a sua animação pode ser
melhor ainda.
Engajamento: o engajamento das pessoas aumenta quando você olha
nos olhos de quem está presente na sala, as pessoas gostam e sentem mais
confiança quando fazemos isso.
Gesticule: para manter a atenção do seu cliente, gesticule! Faça
gestos pequenos, amplos e movimentos que acompanhem a explicação.
Aponte: você está na reunião e precisa chamar a atenção do seu
cliente para determinado assunto. Para isso, olhe e aponte na direção que quer
que o seu cliente olhe.
Conte histórias: conte histórias que já passou na empresa, cases
de outros clientes, situações que já passou na sua carreira e que tenham a ver
com o tema proposto. Isso fará com que o seu cliente participe da reunião. Você
irá encorajá-lo, demostrará que está mais próximo a ele, transmitindo paixão.
Prepare-se: em toda reunião, você precisará dominar o assunto da
sua apresentação, o tema sobre o que vai ser falado e o negócio do seu cliente.
É importante você guardar com você, na sua mente, analogias e estatísticas para
poder puxar quando aparecer uma pergunta difícil, ou por exemplo, histórias de
como a sua empresa implementou soluções de sucesso em algo específico.
Curiosidade
Vai fazer uma apresentação de projeto dentro da sua empresa?
Então, certamente, já deve ter passado na sua cabeça a preocupação
com alguém da equipe que é mais estressado, ou do cliente que é mais
carrancudo. E até mesmo de pessoas que podem estar com baixa concentração,
certo? Então aí vai uma dica especial:Sirva chocolate meio amargo durante a reunião.Isso mesmo, chocolate. Essa guloseima tem o poder de aumentar o
entusiasmo e alegria, proporcionando uma sensação de bem-estar, diminuindo o
nervosismo e colaborando para a redução do estresse.Aproveite a dica e tenha uma ótima reunião!Malu Melo -
malu@saatis.com.br
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