Você, que tem uma vida
profissional agitada, já parou para pensar sobre a importância e o significado
real do termo Etiqueta Empresarial? Segundo especialistas, o impacto da
implantação desse tipo de ação é fundamental para a manutenção e o crescimento
de uma empresa. Etiqueta Empresarial é
um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas
pela boa educação e pelo bom comportamento. A seguir, confira algumas dicas
para colocar esse conceito em prática.
A maioria das corporações possui códigos de ética e de conduta a serem
seguidos. Procure se informar no lugar em que você trabalha onde pode
encontrá-los e leia com atenção. Respeite os colegas e o espaço de trabalho.
Não precisa ficar mudo durante o expediente, mas evite, ao máximo, assuntos que
exponham o seu lado pessoal, ou o de alguma outra pessoa. Fofocas nunca
combinaram com o ambiente profissional.
Seja sempre cordial e prestativo, já, em um
primeiro contato; saiba ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões
profissionais disponíveis. Organize-se para chegar na hora, todos os dias, e
para cumprir com os prazos propostos. Sempre, ao entrar em um local, peça
licença, busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem lá, mas só estenda
a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por
ele. Comunique-se, corretamente, com as pessoas, busque olhar nos olhos,
demonstre atenção no que estão falando, não se distraia, durante a
conversa, e busque estabelecer um diálogo.
Seja organizado e demonstre isso. Planeje, adequadamente, seu
tempo e organize sua mesa. Cuidado com a utilização de celulares no trabalho,
evite ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local privado.
Cuidado com o toque do celular, o correto é deixá-lo no modo silencioso. Além
do celular, também é necessário cuidados com outras ferramentas tecnológicas e,
principalmente, com as redes sociais. As empresas antenadas possuem políticas
para utilização destas, por isso busque saber os limites.
Amizades no ambiente de trabalho é um tema
delicado. É importante diferenciar amigos, de colegas de trabalho,
principalmente, no ambiente da empresa. Esse limite pode ser útil quando for
necessário realizar uma cobrança, ou fazer um feedback. Busque ter “jogo de
cintura” na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros, muitas vezes de
opiniões divergentes, se chega a um ponto em comum, correto. É preciso saber
argumentar e, também, ceder. Matéria desenvolvida com base nas informações de
Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting.
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